Com uma taxa de empregabilidade dos licenciados a rondar os praticamente 100% e um salário médio mensal líquido de quase 1200 euros imediatamente após a conclusão do curso, apostar no ISEGI-NOVA “é apostar numa formação inesquecível, de elevada qualidade e que tem sido garantia de reconhecimento e sucesso profissional”, refere, em entrevista, o Diretor da instituição, Prof. Doutor Pedro Simões Coelho.
Ao mesmo tempo, o Diretor deixa uma mensagem de alento a todos os que se preparam para concluir o seu 12º ano e olham com desconfiança a entrada no Ensino Superior: “seja qual for a área para a qual se sentem mais motivados, apostem numa formação de qualidade. Se o fizerem aumentarão a probabilidade de ter uma carreira que os realize profissionalmente e estarão mais protegidos em relação a conjunturas laborais adversas como as que se vivem atualmente”.
Quais são as principais mais-valias de estudar no ISEGI-NOVA e que diferenciam esta de outras instituições?
Poderia falar-lhe no prestigiado corpo docente que conta com professores nacionais e estrangeiros de reputação reconhecida internacionalmente, ou com elevada competência e prestígio profissional. Poderia dizer-lhe como o ISEGI-NOVA aposta numa formação direcionada para as necessidades do mercado de trabalho colaborando intensamente com uma associação de empresas (a ADISEGI) que promovem o desenvolvimento deste instituto. Poderia ainda falar-lhe na intensa produtividade científica do corpo docente e investigadores do instituto ou mesmo no grande número de projetos de I&D a decorrer em colaboração com empresas (normalmente mais de 40 por ano) e que permite uma aproximação permanente do ISEGI-NOVA à sociedade, criando inúmeras oportunidades de colaboração e estágios para os nossos alunos. Poderia igualmente falar-lhe do nosso corpo de alunos internacional, permitindo que, quer dentro do ISEGI-NOVA, quer através de programas de cooperação os nossos alunos contactem com colegas de várias nacionalidades. Finalmente, poderia falar-lhe no grande número de prémios de desempenho e excelência académica atribuídos por diversas organizações que procuram estimular o mérito académico quer dos nossos candidatos, quer dos nossos alunos.
Mas como as instituições devem ser sobretudo avaliadas pelos seus outputs diria que, no contexto restritivo em que atualmente vivemos, o que mais nos diferencia é o sucesso dos nossos alunos no mercado de trabalho. Temos atualmente uma taxa de empregabilidade dos nossos licenciados de praticamente 100% e um salário médio mensal líquido de quase 1200 euros imediatamente após a conclusão da licenciatura. Os nossos licenciados demoram, em média, cerca de um mês para encontrar colocação no mercado de trabalho e muitos estão empregados mesmo antes de terminar a licenciatura. Diria assim que apostar no ISEGI-NOVA é apostar numa formação inesquecível, de elevada qualidade e que tem sido garantia de reconhecimento e sucesso profissional.
A nível da oferta formativa do ISEGI, como se posicionam as suas Licenciaturas no mercado atual e quais as variadas saídas profissionais que apresentam aos seus estudantes?
As licenciaturas em Gestão de Informação e em Sistemas e Tecnologias de Informação oferecem uma formação de elevada qualidade em duas das áreas com maior procura no mercado português e igualmente no internacional.
A licenciatura em Gestão de Informação está mais direcionada para a formação de técnicos e gestores com fortes capacidades analíticas e a licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação mais direcionada para a formação de especialistas na implementação e gestão de sistemas de informação. Acreditamos que ambas estão a produzir licenciados cujas competências estão no centro das necessidades da atual sociedade da informação e do conhecimento. As saídas profissionais são muito alargadas, incluindo especialistas envolvidos na especificação, conceção e desenvolvimento de sistemas de informação e de Apoio à Decisão; desenvolvimento de estudos e estratégias de marketing e CRM; integração em gabinetes de suporte à tomada de decisão e de produção de informação de gestão; analistas de risco; especialistas no desenho de processos de negócio e muitas outras.

"Apostar no ISEGI-NOVA é apostar numa formação inesquecível", garante o Prof. Doutor Pedro Simões Coelho.
Qual a ligação do ISEGI ao mundo laboral?
Penso que a empregabilidade imediata dos nossos licenciados e o facto de todos os anos não conseguirmos dar resposta a muitos dos pedidos profissionais que nos chegam de inúmeras empresas são o melhor feedback que poderíamos ter do desempenho dos nossos diplomados. Temos sentido uma procura crescente do mercado de trabalho, que aliás não parece diminuir mesmo durante a crise de empregabilidade que o país atravessa. A ligação à sociedade e ao mercado laboral faz parte da matriz identitária do ISEGI-NOVA, que desde a sua criação sempre se pautou pela oferta de uma formação muita dirigida às necessidades do mercado e que é permanentemente adaptada com base em rigorosos critérios científicos, mas também com base no contributo de muitos profissionais e empresas que connosco colaboram permanentemente.
Uma instituição tem também uma vertente lúdica – muito apreciada pelos estudantes. Quais são as atividades extracurriculares, culturais e académicas que existem no ISEGI?
Toda a comunidade ISEGI-NOVA se conhece (alunos, professores, funcionários) o que permite criar uma enorme coesão e uma unidade que faz com que a experiência no ISEGI-NOVA seja inesquecível para quem aqui passa. Acreditamos que a vivência da universidade não se confina a estar nas aulas e procuramos juntamente com os estudantes criar condições, nomeadamente lúdicas, para intensificar essa experiência. Para além das atividades estritamente lúdicas, normalmente organizadas pelos estudantes e pela sua associação, o ISEGI-NOVA oferece inúmeras atividades (encontros, seminários, conferências, concursos, escolas de verão) onde os alunos têm oportunidade de contactar com antigos alunos, com profissionais reputados ou com investigadores e professores de perfil internacional, permitindo assim enriquecer a experiência no ISEGI-NOVA muito para além da formação académica básica.
Quer deixar alguma mensagem aos finalistas do 12º ano sobre a aposta no ensino superior, sobretudo para os que estão mais desanimados com as notícias sobre crise?
Sim, sem dúvida. Gostaria sobretudo de lhes dizer que a crise ou mesmo o desemprego não são fatalidades. Aqueles que estiverem dispostos a apostar numa formação superior de qualidade e que estiverem dispostos a trabalhar para serem bem sucedidos, têm neste momento em Portugal ofertas formativas reconhecidas, prestigiadas e que lhes abrem as portas do mundo profissional. Entre estas, acredito que se destacam as licenciaturas em Gestão de Informação e em Sistemas e Tecnologias de Informação, por formarem diplomados que se encontram no núcleo da área cuja procura mais vai crescer, pelo menos nos próximos 20 anos. Sobretudo, sugiro aos finalistas que seja qual for a área para a qual se sentem mais motivados, apostem numa formação de qualidade. Se o fizerem aumentarão a probabilidade de ter uma carreira que os realize profissionalmente e estarão mais protegidos em relação a conjunturas laborais adversas como as que se vivem atualmente.
[Foto: ISEGI]


