INETE na final do CanSat Portugal 2017

0
55

O Instituto de Educação Técnica (INETE) está de parabéns! A instituição esteve na última fase da competição CanSat Portugal e pode vir a representar o nosso país na final europeia.

Trata-se de um projeto educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), organizado pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras em cooperação com a Ciência Viva- Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – e o objetivo é proporcionar aos estudantes portugueses a primeira experiência tecnológica aeroespacial.

O concurso desafiou os alunos do ensino secundário a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat), cujos sistemas base (antena, bateria e sensores), teriam de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. O INETE, do Grupo Ensinus, participou e foi selecionado para a grande final onde irá competir pelo primeiro lugar.

É uma missão experimental que envolve uma aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde cada estudante deve demonstrar capacidade de trabalho em equipa, utilizando os recursos disponíveis.

A Final Nacional do CanSat Portugal decorreu em Santa Maria, nos Açores, com a colaboração do Governo Regional dos Açores e outras entidades locais, entre os dias 4 e 7 de maio de 2017. Ainda não se sabe qual das equipas saiu vencedora, mas a que levar a melhor irá representará Portugal na Final Europeia do CanSat 2017.

A última fase do concurso é organizada pela Agência Espacial Europeia, e irá acontecer entre os dias 28 de junho e 2 de julho, em Bremen, na Alemanha.

[Fonte: cansatportugal.org]
[Foto: cienciaviva.pt]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

51 + = 60