Salvador, Salvador. E o Festival Eurovisão, o que é?

0
14

Já ninguém pára a onda de apoio ao Salvador Sobral, o primeiro concorrente português a passar à final do Festival Eurovisão da Canção desde 2010. Mas será que sabes alguma coisa do que é este festival?

A história
A primeira edição do Festival Eurovisão da Canção aconteceu em 1956, com a participação de 6 países. Nesse ano, as atuações foram compostas por orquestras ao vivo e conjuntos musicais, e só nos anos seguintes é que este festival se tornou uma verdadeira tradição pan-europeia. Nessa altura também era regra as participações no festival serem feitas com músicas cantadas na língua oficial do país, até que em 1965 a Suécia cantou a música Absent Friend em inglês, que deu início à tendência de que, para vencer o concurso, os jurados teriam de entender o conteúdo das canções.

Atualmente, o Festival Eurovisão da Canção já conta com 60 anos de concurso, e tem mais países participantes a cada ano que passa. Depois da Guerra Fria – e com os países da antiga União Soviética a saírem do bloco – o número de participantes aumentou, e em 2017 até a Austrália participa! O caso não é único, e já participaram noutras edições países como Marrocos e a Argélia.

Como funciona o concurso
O concurso é composto por eliminatórias nacionais de cada país, onde é feita a seleção do representante que cada nação levará ao Festival Eurovisão da Canção. A partir daí acontecem duas semifinais, onde os cantores lutam pelo voto do júri e do público, em busca de um lugar na grande final.
A pontuação do concurso é feita pelo voto do júri – que representa 50% da pontuação – e os outros 50% cabem ao voto telefónico do público de cada país participante. Este ano os votos podem também ser submetidos online, através de uma aplicação. Podes votar em todos os concorrentes, exceto no do teu país de origem.

A edição deste ano
Este ano, o país que recebe o concurso é a Ucrânia, na cidade de Kiev. O representante português é – como tu bem sabes – o Salvador Sobral, que canta a música Amar Pelos Dois, composta para si pela sua irmã, Luísa Sobral. O Salvador não é um estranho a concursos musicais, desde a sua participação no Ídolos em 2009 onde, apesar de não ter ganho, maravilhou os jurados. Ao longo deste tempo, o Salvador aproveitou para aprofundar os seus conhecimentos em jazz nos Estados Unidos.

A grande final do Festival Eurovisão da Canção é já no próximo sábado, dia 13 de maio. Não deixes de apoiar o Salvador!

[Texto: Gonçalo Bispo com Tiago Belim]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

*