Videojogos podem levar a um melhor desempenho na escola

0
23

Muitas das narrativas dos jogos de vídeo atuais podem assemelhar-se à literatura da história, sobretudo em termos de experiência de imersão.

De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Nova Iorque, EUA, os jogos de vídeo podem ser um aliado no desenvolvimento da compreensão de narrativas por parte dos alunos e um estímulo à sua criatividade. Enquanto que os professores de ensino tradicional incentivam os alunos a lerem mais para se tornarem melhores escritores, John Misak, autor do estudo, sugere que se dê mais crédito aos videojogos para um melhor desempenho na composição da narrativa por parte dos alunos.

“Os alunos aprendem muito de forma visual e, quando estão a jogar, tomam decisões e investem tempo na elaboração da narrativa que lhes surge nos ecrãs. Ao fazê-lo, entendem a narrativa não apenas do ponto de vista do leitor, mas também do ponto de vista do criador“, defendeu John Misak.

Segundo a investigação, práticas como jogar ou ver vídeos de gaming durante as aulas podem ser ferramentas valiosas por desenvolverem o sentido crítico dos aluno, algo que pode ser canalizado para a análise de obras de narrativa, literatura ou cinema.

Temos a certeza de que vos parece bastante interessante… é uma questão de falarem com o vosso professor!

[Fonte: Sapo]
[Foto: Pexels]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 5 =