PNL. Há 400 novos livros recomendados

0
15

Todos os anos, o Plano Nacional de Leitura (PNL) recomenda livros. Há uma lista nova, e tem mais de 400 títulos para explorares.

São 400 livros para serem lidos dentro e fora da sala de aula, para diferentes idades e níveis de ensino, do pré-escolar ao Ensino Secundário. Há sugestões de leitura autónoma, orientada, em voz alta ou em contexto de sala de aula. Há poesia, romances, contos e livros ilustrados, literatura portuguesa e estrangeira.

Entre estas quatro centenas de obras há muitas novidades, como os autores Joana Estrela com o livro ilustrado Mana, Inês Fonseca Santos com Saramago – Homem rio, e os autores Filipe Melo e Juan Cavia, com a banda desenhada Os vampiros.

O Prémio Nacional de Ilustração 2016, Sonho com asas (de Teresa Marques e Fátima Afonso) também está presente nesta lista, bem como A teia de Carlota, um clássico da literatura de E. B. White, e Céu de sardas, um livro-jogo de Alicia Baladan e Inês D’Almey.

Há ainda vários autores que continuam a fazer parte da lista de livros recomendados do PNL, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Alice Vieira, Camilo Castelo Branco, Álvaro Magalhães, Luísa Ducla Soares e António Mota, para além de Manuel Alegre, Prémio Camões 2017, com três das suas obras.

O Plano Nacional de Leitura foi criado em 2006 pelo Governo para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 + 5 =