Uma sociedade melhor graças ao desporto

0
10

O interesse pelo desporto e pelo ensino são as grandes motivações do Pedro Miguel Silva para a escolha do curso de Ciências do Desporto. Na opinião deste aluno, esta é uma área que possibilita o autoconhecimento, a melhoria da saúde das populações e da convivência em sociedade.

Nome: Pedro Miguel Silva
Universidade/Faculdade: Escola Superior de Educação do Porto
Curso/Ano: 3º ano de Ciências do Desporto
Objetivo Profissional: Professor de Educação Física

Porque é que escolheste esta área de formação?
Desde sempre me interessei pelas áreas ligadas ao desporto, nomeadamente a modalidade de voleibol. E sempre tive vontade de ensinar, sobretudo ao nível destas áreas do desporto.

O que destacas no teu curso?
Destaco essencialmente a vertente prática e o ótimo relacionamento com os professores.
O curso está desenhado no sentido de nos dotar de uma visão global e abrangente relativamente às diferentes áreas desportivas.

Quando escolheste o curso, olhaste para o fator emprego? O que esperas que ele te proporcione na altura de entrar para o mercado de trabalho?
Certamente que sim. No entanto, o que mais me influenciou foi, como disse anteriormente, o gosto e o interesse por estas áreas. Parece-me que o curso me pode proporcionar uma panóplia de escolhas sejam, no âmbito do ensino, do treino ou da gestão desportiva.

O que muda do Ensino Secundário para o Ensino Superior?
Muda muita coisa, no entanto aquilo que mais realço é a liberdade acrescida da responsabilidade de fazer opções, que apontem para um objetivo final, uma profissão.

“O desporto permite conhecermo-nos a nós mesmos e contribui para melhorarmos a saúde das pessoas. Com ele podemos melhorar a sociedade, aprendendo a viver em comunidade, lutando por objetivos comuns e desenvolvendo a solidariedade.”

O que precisaste de fazer para te adaptares ao mundo universitário? Em que é que sentes que mudaste?
Essencialmente, tive que aprender a gerir melhor e de outra forma o meu tempo. Sem qualquer ponta de vaidade, penso que cresci e aprendi o sentido da responsabilidade.

Que qualidades e competências consideras essenciais para ter sucesso no Ensino Superior?
Acima de tudo, ser capaz de fazer uma boa gestão do tempo ao nível das diferentes áreas das nossas vidas. Também é importante ser resiliente, definir objetivos e gostar da área pela qual se envereda.

Na tua opinião, porque devem os jovens escolher esta área de formação?
Porque, entre outras coisas, se trata de uma área que nos permite aprender a conhecermo-nos a nós mesmos, quer ao nível psíquico, quer ao nível somático. Para além disso, trata-se de uma área de formação que nos possibilita contribuir no sentido de melhorarmos a saúde das pessoas.
O desporto pode ser uma área de contribuição para a melhoria da sociedade, na medida em que se aprende a viver em comunidade, lutando por objetivos comuns e desenvolvendo a solidariedade.

[Foto: cedida pelo entrevistado]

Esta entrevista é parte integrante do Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017/18 da Mais Educativa, disponível para consulta aqui.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ 7 = 10