Facebook multado em mais de 1 milhão de euros

0
6
Facebook multado em mais de 1 milhão de euros

Esta não é uma denúncia feita nos Estados Unidos, muito menos por parte dos seus adversário. A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) acusa o Facebook de violar as leis da privacidade e comercializar os dados dos seus utilizadores sem o conhecimento destes.

Que informações podem ser vendidas? Provavalmente, mais do que estás à espera. Temos aquelas que já seria de esperar, como sexo, idade, interesses pessoais mas também outras que mexem com os likes que fazes no feed, como hábitos de navegação, crenças realigiosas e ideologias políticas.

A AEPD validou três casos onde as pessoas não foram devidamente informadas sobre a recolha de dados extraídos das suas páginas pessoais e computadores.

O problema mais grave e em choque completo com a legislação espanhola está no incumprimento da regra de, após alguém apagar a sua conta, todos os seus dados terem de ser eliminados do sistema num prazo de 17 meses. Coisa que, aparentemente, o Facebook não faz.

Portanto, com esta ofensa a custar 600 mil euros e outras duas mais pequenas no valor de 300 mil, o Facebook alcançou o valor de multa de 1,2 milhões de euros, o máximo que pode ser requerido numa multa da AEPD.

O Facebook já reagiu, dizendo que vai recorrer da decisão. Atualmente, a empresa que detém a maior rede social do planeta está a ser investigada na Alemanha, França e França, pelo mesmo motivo. Em 2016, na Bélgica, chegou mesmo a ser multada, mas após recorrer conseguiu anular a multa com a condição de alterar a forma como monitorizava a presença online dos seus utilizadores.

[Fonte: Observador]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + 3 =