FIFA vs. PES: Qual é o melhor em 2018?

0
77

Em setembro há três coisas que são certas: O fim das férias, o regresso às aulas e as novas versões dos dois principais videojogos de futebol. O FIFA e o PES já chegaram às lojas, e nós damos-te a conhecer o que traz de novo cada um deles, para que escolhas o que melhor encaixa nos teus gostos.

A jogabilidade
Esta foi uma das principais preocupações da EA Sports com FIFA 18. Há novos movimentos e novas animações a tornar as ações dos jogadores mais suaves, driblar está mais divertido, os cruzamentos saem menos em balão e mais tensos, e os novos Wonder Goals vêm tornar tudo ainda mais especial.
O resultado transforma FIFA 18 num jogo mais coeso e divertido.

Quanto a PES 2018, o foco na jogabilidade já não é deste ano, e a Konami voltou a dar importância máxima a este aspeto, que continua a levar muitos puristas da modalidade a escolher o PES por ser um simulador de futebol mais fiel à realidade.

Os gráficos
A edição anterior de FIFA marcou a introdução de um novo motor de jogo – Frostbite – que melhorou muito os gráficos do jogo da EA Sports. Em FIFA 18 esse motor é ainda melhor aproveitado, com alguns ajustes que prometem fazer toda a diferença.
O sistema de iluminação é novo e as sombras foram melhoradas, e juntos contribuem para melhorar o realismo do jogo. Outra das novidades reside no público, que deixa de se comportar de forma uniforme para passar a ser um grupo de pessoas com reações diferentes, o que promete criar uma atmosfera mais autêntica dentro de cada estádio.

No caso de PES, a definição das faces dos jogadores e os muitos detalhes dentro das quatro linhas não encontrava correspondência na atmosfera dos estádios nem no interface do jogo. Espera-se que em PES 2018 estes aspetos serão melhorados, ou a Konami voltará a concentrar esforços apenas em certos jogadores e equipas?

Os modos de jogo
Muita gente gostou de The Journey, a campanha single-player que FIFA 17 deu a conhecer. Este ano, Alex Hunter está de volta com The Journey: Hunter’s Return, onde há mais opções para customizar a experiência, uma história mais rica e que depende das tuas ações enquanto jogador, e a possibilidade de saíres de Inglaterra para jogares por uma das várias equipas europeias.
De resto, sabe-se também que o modo Ultimate Team está de volta, para além da habitual carreira e torneios.

Em PES 2018, podes contar com o regresso dos modos myClub, Master League e o Career Mode. Não há sinais de algo parecido a The Journey, ou de qualquer inovação relativa aos modos de jogo.

O online
Em FIFA 18 o modo Ultimate Team está de regresso, e as lendas do futebol (os jogadores de antigamente) que eram um exclusivo Xbox estarão agora disponíveis também para PS4 e PC.
PES 2018 tem suporte para novas variantes do modo cooperativo – 2 contra 2 e 3 contra 3 –, o que significa que vais poder jogar na mesma equipa dos teus amigos. Poderás ainda competir sozinho em várias competições ou formar um clã para jogar e subir no ranking.

As licenças
Aqui os fãs de FIFA estão nas suas sete quintas. Mais uma vez, todas as ligas e equipas que possam passar-te pela cabeça estão presentes no jogo, e este ano há um grande bónus: Cristiano Ronaldo. A malta da EA Sports reuniu-se com o jogador português para fazer a captura dos seus movimentos, e o “grande homem” surge recriado muito próximo da perfeição. Para além de CR7, a equipa de desenvolvimento do jogo focou-se em aproximar os grandes jogadores dos seus homónimos de carne e osso, até na forma como correm.

Já a Konami celebrou, como se sabe, uma parceria exclusiva com o FC Barcelona que garante que Messi, Suárez (e até Neymar…) estão reproduzidos muito próximo da perfeição, tal como o Nou Camp. Para além disso, também as três competições da UEFA marcarão presença no jogo de forma oficial – a Supertaça Europeia, a Liga Europa e a Liga dos Campeões.
Contudo, continuam faltar licenças para vários campeonatos e equipas, como já e apanágio da série.

NOTA: Para além de leres este texto, não há nada como fazeres o download das demos e experimentares os dois jogos. Já estão ambas disponíveis na PlayStation Store e na Xbox Store.

[Texto: Tiago Belim]
[Fotos: EA Sports e Konami]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

36 + = 42