Cafeína para te acalmar

1
2871

Afinal, parece que um cafezinho pela manhã pode não fazer nada mal… A crianças agitadas. Uma investigação da Universidade de Coimbra (UC) ainda não confirma este prognóstico, mas avança que a cafeína controla a falta de atenção e a hiperatividade sem causar efeitos secundários.

“É seguro afirmar que o consumo de café é benéfico em crianças e adolescentes, mas a clínica deve obedecer a todo um protocolo. Os resultados obtidos carecem ainda de ensaios clínicos (a próxima fase do estudo) e, por isso, não devemos, ainda, recomendar aos cuidadores de crianças hiperativas a inserção de café na sua dieta”. As palavras são de Rodrigo Cunha, investigador e docente da UC, que liderou a pesquisa, desenvolvida ao longo dos últimos três anos em modelos animais (neste caso, foram os habituais ratos).

O estudo, para além de demonstrar que a cafeína restabelece a função da dopamina enquanto neurotransmissor do cérebro, o que é importante no comportamento e cognição, também evidencia as alterações que ocorrem no cérebro em situação de défice de atenção e hiperatividade.

As conclusões da investigação preparam-se agora para ser publicadas na revista “European Neuropsychopharmacology” e são muito promissoras para o “desenvolvimento de uma nova geração de fármacos muito mais seletivos, ou seja, medicamentos que atuam apenas no tratamento do défice de atenção e hiperatividade, não causando os denominados efeitos colaterais ou secundários, concretamente toxicidade e dependência”, afirma Rodrigo Cunha.

[Foto: UC]

1 Comentário

  1. nos hiperativos eu andei a pesquisar e descobri que a nicotina e o álcool também acalmam. É verdade?

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here