Já está, entraste! Bem-vindo ao Ensino Superior

0
31
Já está, entraste! Bem-vindo ao Ensino Superior

Finalmente, os caloiros chegaram! Se ainda não sabes onde foste colocado, não percas tempo e vê na tua app ES Acesso ou aqui.

Pronto, agora que já sabes, a tua Mais Educativa vai dizer-te algumas coisas que precisas de saber sobre as colocações destes ano.

Este é um ano muito feliz para o Ensino Superior em Portugal. Desde 2010 que não eram inscritos tantos alunos, chegando a um total de 44.914 colocados! Com apenas 6225 vagas sobrantes, este torna-se o número, em pelo menos 10 anos, onde o valor de vagas que não foram preenchidas é mais baixo. Apenas quatro instituições do Ensino Superior em Portugal não tiveram vagas sobrantes – o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra, Lisboa e Porto.

O número de estudantes do Ensino Superior Universitário aumentou 2 por cento, tendo colocado 27.648 alunos (mais 612 do que no ano passado). Já o Ensino Superior Politécnico teve um aumento de 8 por cento, alcançando os 17.266 alunos (mais 1344 do que no ano passado). Desde últimos, o número de estudantes inscritos em primeira opção aumentou 16 por cento.

Este ano, surgiu o movimento exarp, dar a volta à praxe. Esta iniciativa pretende ser um meio de integração dos alunos alternativo à praxe, onde são desenvolvidas ações ligadas à música, desporto, cultura científica, responsabilidade social entre outras. Há já várias atividades preparadas para a integração dos alunos através da exarp, em Braga, Guimarães, Lisboa, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Bragança, Faro, Portimão, Caldas da Rainha, Lagos e Funchal. Podes consultar a informação detalhada no site do movimento.

Em relação às bolsas de estudo, também há novidades. Primeiro, para quem submeteu a sua candidatura para a renovação, vai receber a partir de amanhã, a notificação sobre se tem ou não novamente acesso à bolsa este ano. A DGES estima que cerca de metade dos candidatos terá uma renovação automática.

Já os alunos com uma incapacidade igual ou superior a 60 por cento vão receber bolsa de frequência do curso. A candidatura para a bolsa deve ser feita online através do site da Direção-Geral do Ensino Superior.

A Federação Académica de Lisboa, através do seu livro “Ensino Superior em Propetiva”, lutou e venceu, conseguindo, em parceria com o Governo, alterar algumas das regras do sistema de Ação Social e das bolsas, como podes ler aqui.

Na versão imprensa da Revista Mais Superior vai poder ler alguns conselhos que os veteranos têm para ti, bem como sobre as festas académicas que não podes perder na tua região. Se a revista não for entregue na tua Escola Superior/Faculdade, podes sempre consultar online e, assim, não perdes nenhum dos artigos feitos exatamente para ti.

[Foto: Pixabay]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ 5 = 6