Conferência sobre Harry Potter na Biblioteca Nacional

0
28
Conferência sobre Harry Potter na Biblioteca Nacional

Vários investigadores, especialistas no mundo de Harry Potter (quem diria que esta saga de livros resultaria em teóricos especializados no tema!), vão realizar uma conferência esta sexta-feira na Biblioteca Nacional e a entrada é completamente livre.

Recusado 12 vezes antes da editora Bloomsbury o aceitar, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado em 1997 e esta conferência internacional tem como objetivo comemorar os 20 anos deste ícone cultural, que em muito definiu uma geração.

Começa às 14 horas com uma Sessão de Abertura, seguindo-se logo o primeiro painel “O universo de Harry Potter e de outros heróis”. Especialistas da Universidade do Minho, da IEZ e da Universidade de Wolverhampton vão fazer pequenas palestras sobre temas que vão desde o contexto cultural e histórico aquando da publicação do livro até à contrução do herói e as diferenças no filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los. De blocos em blocos de conversa há sempre um espaço de debate.

O segundo painel começa às 16h10 com o tema “Para além do cânone”. Desta vez, apenas com especialistas portugueses da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humandas da Universidade Nova de Lisboa, os temas focam-se no que está por detrás deste universo de Harry Potter, como as questões de servidão dos elfos domésticos, o estímulo à leitura e a ética. Vê o programa completo aqui.

O evento tem o final estimado para as 18 horas, sendo acompanhado de uma pequena exposição das obras de J. K. Rowling organizada pela Biblioteca.

[Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal]
[Foto: Pixabay]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

42 + = 51