Escolas vão dar nome a asteróide do sistema solar

0
39

Há cinco anos atrás, uma campanha do programa International Asteroid Search Collaboration (IASC) levou à descoberta de um asteróide por parte de um grupo de escolas portuguesas. O objeto foi agora validado, e serão os autores da descoberta a atribuir-lhe um nome!

Numa fase inicial, foi designado por 2012 FF25 o objeto que a Escola Secundária D. Maria II, em Braga, a Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D’Arcos, a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, e o Agrupamento de Escolas de Valpaços identificaram no sistema solar precisamente no ano de 2012, ao abrigo do programa IASC. Mas agora estas escolas vão ter a oportunidade de o batizar, na sequência da validação da descoberta por parte do Minor Planet Center, depois de várias observações para determinar a sua órbita e posição.

A coordenadora desta iniciativa em Portugal, Ana Costa, disse à Agência Lusa que na campanha onde foi identificado o 2012 FF25, as equipas analisaram as mesmas imagens, recolhidas pelo telescópio do projeto Pan-STARRS no Havai e captadas com um intervalo de 20 minutos, para que fosse possível identificar o movimento de eventuais objetos.
Depois da análise destas imagens, as equipas enviam um relatório das suas observações à Universidade de Hardin-Simmons, que deve confirmar ou não a descoberta, com uma segunda observação.

No caso deste asteróide português a confirmação já foi dada, pelo que passa a estar incluído no catálogo de corpos do sistema solar, ficando agora à espera que estas escolas lhe atribuam um nome.

[Fonte: Agência Lusa]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ 30 = 35