Estudos. O que acontece depois do Secundário?

0
18

A Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) criou um projeto para saber o que acontece aos jovens durante e depois de terminarem o Ensino Secundário. E concluiu que há cada vez mais jovens a continuar os estudos.

16.186 jovens de 726 escolas públicas e privadas em Portugal Continental responderam ao inquérito Jovens no Pós-Secundário em 2016, naquele que foi o último passo de um projeto que seguiu os alunos em três momentos distintos: a entrada no secundário, a saída do secundário e finalmente o pós-secundário.

Nesta que é a 5ª edição do questionário, foi possível concluir que há mais jovens a continuar os estudos depois de terminar o secundário. No ano passado, 72,5 por cento dos inquiridos continuava a estudar, revelando um aumento de 5,2 pontos percentuais relativamente ao questionário feito em 2014.
Quanto às razões que levam os jovens a continuar a estudar, a possibilidade de encontrar um emprego (46,8 por cento) e de exercer a profissão que desejam (43,8 por cento) são as principais a ser elencadas.

Mesmo no caso dos alunos de cursos profissionais, eles continuam cada vez mais a estudar para facilitar a sua integração no mercado de trabalho, bem como os estudantes dos cursos tecnológicos, por quererem desempenhar a profissão desejada.

Comparativamente ao ano de 2014, há menos alunos a decidir trabalhar, independentemente de continuarem a estudar ou não – no ano passado, 23,2 por cento dos jovens estava a trabalhar, e em 2014 eram 30,2 por cento.

Finalmente, o estudo concluiu ainda que 6,1 por cento dos inquiridos continuavam inscritos no secundário, apesar de em teoria ser expetável que já o tivessem completado. 43,8 por cento referiu que tinha reprovado, 21,9 por cento disse que estava a repetir exames de acesso ao Ensino Superior, e 17,5 por cento estavam a fazer melhorias de notas.

[Fonte: Agência Lusa]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ 10 = 13