Menores de idade na net só com autorização dos pais

0
14

Em maio vão entrar em vigor na Europa novas leis para a proteção de dados na internet, e uma das normas passa pela obrigatoriedade da autorização dos pais para o acesso à internet de jovens menores de idade.

Acontece que a Europa deixou ao critério de cada país decidir a partir de que idade podem os jovens navegar na net sem qualquer tipo de supervisão parental, desde que seja entre os 13 e os 16 anos.

Para dar resposta a esta nova legislação europeia, o Governo português já criou um grupo de trabalho para decidir até que idade vão os jovens portugueses precisar do aval dos pais para acederem à internet.

A Associação Miúdos Seguros na Net já veio manifestar a sua preferência pela idade mínima possível – os 13 anos. Isto porque, de acordo com Tito de Morais, responsável desta entidade, “o ideal são os 13 anos porque o consentimento parental e os limites de idade não são eficazes como medida de mediação ou regulamentação parental”.

Este especialista recorda ainda um estudo segundo o qual “mais de 40% dos jovens menores de 13 anos mentem sobre a idade para aceder às redes sociais”.

E tu, o que pensas sobre isto?

[Fonte: Rádio Renascença]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here