Já conheces a nova forma de andares por Lisboa?

0
41

Depois das bicicletas municipais Gira, agora há um novo serviço que te ajuda a movimentares-te pela cidade de Lisboa. Chama-se oBike e tem um sistema de pontos que beneficia quem é bem comportado na estrada.

No oBike não existem estações fixas, e as bicicletas não são elétricas nem têm mudanças. Este novo serviço tem 350 bicicletas, colocadas maioritariamente na zona ribeirinha da cidade, entre Belém e Santa Apolónia, e custa 50 cêntimos por 30 minutos de utilização.

Para começares a usar, só tens de reservar uma bicicleta através da app, de forma gratuita e durante 10 minutos. Depois, é só utilizares o código QR que está na roda traseira da bicicleta para a desbloqueares e começares a usar.
No final da viagem, poderás deixá-la onde quiseres, desde que seja numa zona de estacionamento legal para bicicletas. O pagamento é feito através de cartão de crédito.

O custo total das viagens na oBike dependerá da quantidade de pontos que tiveres na tua conta. Começas com 100, e vais ganhando ou perdendo pontos
de acordo com o teu comportamento na estrada. Se, por exemplo, estacionares mal a bicicleta ou não a bloqueares, poderás ter uma penalização de 20 pontos. Já se perderes a bicicleta, ficarás com a tua conta a zeros.
O ideal é teres pelo menos 80 pontos, para pagares 50 cêntimos por uma viagem de 30 minutos. Se tiveres menos de 80 pontos, o custo passa a ser de cinco euros.

Sabe mais sobre o oBike no site oficial.

[Foto: oBike]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here