Poucos alunos do Ensino Profissional vão para o Superior

0
26

De acordo com um estudo da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC) aos dados dos últimos seis anos, mais de 80 por cento dos estudantes dos cursos profissionais não se inscrevem em instituições de Ensino Superior.

Um ano depois de terem terminado o Ensino Secundário Profissional, 84 por cento dos alunos não estavam inscritos em instituições de Ensino Superior. Destes, apenas 6 por cento iniciaram um curso de licenciatura ou de mestrado integrado um ano após a conclusão do Ensino Profissional, havendo ainda cerca de 10 por cento que frequentaram cursos de instituições de Ensino Superior que não conferem grau superior – Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou Cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP).

Entre os alunos que seguiram para o Ensino Superior, destacam-se os estudantes das áreas das artes do espetáculo, silvicultura e informática, ao contrário do que aconteceu entre os que terminaram cursos profissionais de hotelaria e restauração e de técnicas de diagnóstico e terapêutica.

Em sentido contrário, 80 por cento dos alunos dos cursos científico-humanísticos seguiu para cursos de licenciatura ou de mestrado integrado, com destaque para os 84 por cento de estudantes de Ciências e Tecnologias, que entraram no Ensino Superior no ano seguinte à conclusão do Ensino Secundário.
Seguem-se os 83 por cento de estudantes da área de Ciências Socioeconómicas que também prosseguiram os estudos, os de Artes Visuais (74 por cento) e, finalmente, os de Línguas e Humanidades (69 por cento).

[Foto: Universidade de Aveiro]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here