Bullying no desporto. Será que existe?

0
44

Bullying no Desporto. Mito ou realidade? Da abordagem às soluções. é o nome da conferência que vai decorrer na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, no dia 22 de janeiro.

Bullying no Desporto. Será que existe mesmo ou é um mito? E se existe, que soluções podem ser adotadas para combater estas práticas?
Infelizmente, são inúmeras as situações nas práticas desportivas onde os valores da ética e do fair play são colocados em causa. Um dos flagelos que ocorrem nas práticas desportivas, sobretudo com jovens, é o bullying – uma forma de violência verbal, física ou psicológica exercida reiteradamente e sistemática entre pares, existindo um ou mais agressores e uma ou mais vítimas.

De acordo com uma investigação realizada por Miguel Nery junto de cerca de 1500 atletas de modalidades coletivas, individuais e de combate, concluiu-se que o bullying é transversal a todos os desportos, sendo que 10 por cento dos desportistas em formação são vítimas de bullying, 11,2 por cento são agressores e quase 35 por cento assiste impávido e sereno a essas agressões. As situações em causa ocorrem sobretudo nos balneários ou em zonas menos vigiadas, e muitas vezes escapam aos treinadores e pais.

Para além das consequências psicológicas preocupantes que são evidentes nas vítimas, o bullying é uma das principais causas de abandono da prática desportiva. Neste sentido urge debater, discutir e dar visibilidade a esta problemática e criar todas as condições e estratégias para eliminarmos o bullying do desporto e da sociedade.

Estas e outras temáticas vão ser abordadas nesta conferência que se realiza no âmbito do ciclo anual de conferências e seminários promovidos pelo Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.

Este evento é desenvolvido e executado por alunos de 12º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, e terá como oradores o árbitro João Capela e o Dr. Miguel Nery, entre outros convidados, e é promovida em parceria com a Confederação do Desporto de Portugal (co-organizadora) e com o Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED).

[Foto: Divulgação]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here