Um prémio para os professores mais inovadores

0
32

Há um concurso que distingue anualmente os professores que tenham desenvolvido as soluções mais inovadoras em contexto escolar. Chama-se Global Teacher Prize (GTP) e tem agora a decorrer uma edição nacional.

De 6 de fevereiro a 18 de março, os professores que entendem que implementaram algo realmente inovador podem submeter a sua candidatura, bastando para isso preencher um formulário próprio e explicar por que razão acham que merecem o prémio.
Podem participar professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 12º ano, de todas as áreas, do ensino público, particular, cooperativo e especial, que lecionem em Portugal ou em instituições portuguesas.

Será uma equipa de auditores da consultora internacional PWC a validar as candidaturas, e um júri a proceder à avaliação e a eleger o professor a ser distinguido e a ter direito a receber um prémio de 30 mil euros. O vencedor português ficará também automaticamente apurado para a eleição do professor do ano a nível global, cujo prémio é de 1 milhão de dólares.

Para além da atribuição do prémio, a edição nacional do Global Teacher Prize quer dinamizar um movimento de reconhecimento do papel dos professores, com iniciativas desenhadas especialmente para o ecossistema educativo – professores, alunos, pais, comunidade educativa e a sociedade em geral. Fazem parte dessas iniciativas a divulgação de um conjunto de testemunhos e a edição de um livro com histórias inspiradoras sobre professores e um documentário sobre o processo de montagem e os casos desta primeira edição.

Em Portugal, o prémio conta com o apoio da Fundação GALP como parceiro principal, e da Fundação Calouste Gulbenkian e da Federação Portuguesa de Futebol na dinamização da iniciativa.

[Foto: Divulgação]

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here